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ABAV participa da elaboração de documento referencial do turismo
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ABAV participa da elaboração de documento referencial do turismo

A ABAV Nacional foi uma das entidades com assento no Conselho Nacional do Turismo convidadas a participar da Elaboração do Documento Referencial Turismo no Brasil 2015/2019, proposto pelo Ministério do Turismo. No fórum, dividido em dois dias de reuniões promovidas na sede do Ministério do Turismo e da Embratur, em Brasília, a entidade foi representada pela vice-presidente de Capacitação e Certificação, Ana Carolina Medeiros.

Liderados pelo ministro do Turismo, Vinícius Lages, os encontros reuniram gestores de diferentes segmentos do setor em torno de um debate sobre o novo ciclo do turismo, a partir de oito proposições por eixos temáticos: Planejamento e Gestão, Informação, Estruturação da Oferta Turística, Fomento, Qualificação, Infraestrutura, Logística de Transportes, e Promoção e Apoio à Comercialização.

À Ana Carolina Medeiros coube o tema da Qualificação, por conta de sua atuação direta no Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV (ICCABAV). ”A proposta do Ministério do Turismo era obter dos gestores indicações dos pontos positivos e negativos de cada um desses oito temas. Com o resultado das discussões, o MTur vai produzir um documento referencial, que, após validado pelos mesmos grupos que participaram das reuniões, será entregue aos candidatos à Presidência da República”, afirma Ana.

Na abertura do encontro, o ministro Lages enfatizou esse objetivo. "Esse é o momento para pensarmos nos desafios do próximo ciclo do turismo. Precisamos entender se o setor e suas competências necessitam de políticas públicas específicas para avançar e quais devem ser as prioridades para melhorar a produtividade dos serviços".

Segundo Ana Carolina, das discussões em torno do item “Qualificação para o Turismo”, foram determinadas dez diretrizes: estabelecer critérios objetivos de qualidade e tempo de formação para qualificação de mão de obra em Turismo; fortalecer e disseminar o conceito e a prática da hospitalidade como necessidade do acolhimento ao visitante nos destinos turísticos; pesquisar e identificar as demandas do mercado para orientar a implantação de programas de qualificação de recursos humanos para o setor; criar programas de qualificação profissional em parceria com o setor privado, de acordo com as necessidades e demandas do mercado turístico; fortalecer os programas de qualificação para a gestão pública do Turismo no País; Implementar programas de atualização técnica para os egressos de cursos da educação formal para o Turismo; fortalecer a implementação do ensino profissionalizante para o Turismo; implementar mecanismos de qualificação a distância para prestadores de serviços turísticos; criar programas de qualificação voltados para a inclusão de pessoas com deficiência e criar instrumentos de acompanhamento da evolução da qualificação relativa ao mercado turístico brasileiro.

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